Descrição
:: OBJETIVO
Habilitar o participante a executar as atividades de pagamentos e de recebimentos com maior agilidade, confiabilidade operacional e economia.
Capacitar o participante a desenvolver soluções para os problemas de Contas a Pagar e a Receber, encontrados no dia a dia da organização.
Discutir as principais atribuições e responsabilidades dos profissionais da área.
Analisar as atitudes e os comportamentos desejáveis para os profissionais das Contas.
:: PROGRAMA
1. Visão sistêmica da Gestão Financeira nas Organizações;
2. Custo econômico da inadimplência nos negócios. Consequências para o Caixa e para os Planos de Desenvolvimento das organizações. O custo do dinheiro no Brasil;
3. Políticas de concessão de crédito, de pagamentos e de cobrança; principais tipos de cobrança; índices de cobrança (giro e investimento em contas a receber, prazo médio de cobrança e índices de inadimplência); Código de Defesa do Consumidor;
4. Atribuições do Contas a Pagar e a Receber – diligência diária dos pagamentos e dos recebimentos. Benefícios da pontualidade. Tempestividade das contas financeiras. Empréstimos e financiamentos. Prazos de arquivamento de documentação financeira, de encargos sociais e de despesas com pessoal. Documentação de importações e de exportações;
5. Meios de pagamentos e de recebimentos: vantagens e desvantagens. O caso do boleto registrado. O custo associado a cada canal. Formação do preço de venda para compensar os riscos;
6. Fluxos de trabalho para o Contas a Pagar e o Contas a Receber. Interações;
7. Análise do crédito das pessoas físicas e jurídicas. Limites de concessão do crédito;
8. Negociação de dividas. Renegociação. Medidas para a prevenção de erros e fraudes; técnicas para o fechamento de bons acordos.
9. Estratégias para otimizar os resultados financeiros;
10. Processos de pagamentos e de cobrança, fluxo operacional, controles do Contas a Pagar e do Contas a Receber, riscos associados, meios de pagamentos e de recebimento. Medidas para reduzir a inadimplência;
11. Conciliação bancária; integração com os demais gestores da organização. Relacionamento bancário; meios de pagamentos digitais.
12. Ética e confiança profissional: sigilo na manipulação das informações;
13. Cálculos moratórios;
14. Casos de retenções de tributos na fonte;
15. Tratamento das desonerações;
16. Cálculos financeiros da área. Limites legais juros de mora, multa e descontos. Desconto financeiro;
17. Inidoneidades;
18. Softwares de apoio: EDI bancário. Procedimentos para agilizar a conciliação bancária.
:: METODOLOGIA
Essencialmente vivencial, com estudo de casos e simulações. Análise dos casos reais, apresentados pelos participantes. Exercícios práticos, individuais e em grupo.
O participante deverá trazer uma calculadora simples.
:: PALESTRANTE
– Professor universitário, consultor de empresas, pós-graduado em administração financeira, mestre em Matemática Financeira, orientador de MBA.
– Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.
– Mentor em Educação Corporativa.
– Credenciado como instrutor junto ao Senac, Ciesp, Idort, Sebrae, Sinduscon.
– Atuou como gestor em empresas multi e nacionais.
:: PÚBLICO ALVO
Chefes, supervisores, coordenadores, analistas financeiros, operadores de caixa, assistentes e demais profissionais, envolvidos com a gestão financeira da organização.