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Impacto dos Tributos no Preço de Compra e Venda

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Descrição

:: OBJETIVO

Transmitir aos profissionais que atuam nos departamentos de compras e vendas a sistemática tributária e analisar as possibilidades de redução do impacto dos tributos nas negociações comerciais visando a melhor competitividade de mercado.

:: PROGRAMA

01. Noções básicas
– Regimes de tributação;
– Tributos incidentes sobre o faturamento – situações de cobrança;
– Bases de cálculo – operação de venda;
– Base de cálculo – doação, bonificação, brinde;
– Alíquotas do ICMS, IPI e do ISS;
– Crédito fiscal – não cumulatividade.

02. Reflexos tributários nas negociações
– Compra de mercadorias – caixa x escrita;
– Venda de mercadorias – recebimento x pagamento do tributo;
– Impacto no preço de compra de insumos;
– Impacto no preço de compra de ativos;
– Impacto no preço de compra de materiais de consumo;
– Importação de insumos;
– Importação de ativos;
– Impacto no preço de venda: caso prático;
– Comparativo: margem de lucro x carga fiscal;
– Aquisições de empresas do Simples Nacional;
– Quando o imposto não representa “custo”;
– Desconto comercial x desconto financeiro;
– Prazo comercial x prazo fiscal;
– ICMS “cálculo por dentro”;
– Substituição tributária ICMS – noções;
– Operações específicas;
– Venda para entrega futura, consignação mercantil/industrial.

:: METODOLOGIA
Exposições dialogadas, exercícios vivenciais (situacionais), dinâmicas, com a abordagem de aspectos práticos e análise de situações reais de trabalho.

:: PÚBLICO ALVO

Compradores, vendedores, administradores, gerentes financeiros, orçamentistas e demais interessados.

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