Está prevista, para ser discutida no Supremo Tribunal Federal, a redução de jornada para servidor com filho deficiente.
Embora o julgamento da matéria envolva o pedido de uma Servidora Pública, a decisão pode surtir grande efeito nas relações de trabalho do setor privado.
Isto porque, o STF entende que a obrigatoriedade de reduzir a jornada para trabalhadores que precisem dedicar parte do dia aos cuidados de filhos especiais é uma matéria que possui relevância social.
A servidora pública ingressou com ação pleiteando a redução de 50% da jornada sem prejuízo de salário e o STF entendeu que é evidente o interesse das crianças com deficiência na consolidação da matéria, juridicamente falando.
Daí poderemos ver surgir alterações relevantes na CLT, com a flexibilização de jornada preferencialmente a estes pais, o que acarretará mudanças importantes nos princípios das relações de trabalho, como o princípio da isonomia.
Compartilharemos a decisão nos nossos canais.
Fonte: AF FIGUEIREDO
Participe dos nossos grupos do WHATSAPP e TELEGRAM para informações exclusivas sobre as áreas Trabalhista, Fiscal e Previdenciária.
Nós recomendamos o grupo exclusivo no Telegram, pois contém acesso a todo histórico das publicações anteriores e há grupo de discussões.
Grupos no WhatsApp e Telegram: