Cipeiro é reintegrado após demissão.

CIPEIRO É REINTEGRADO APÓS DEMISSÃO.

Mantida sentença que condenou empresa a reintegrar empregado membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A dispensa ocorreu por motivo disciplinar durante a estabilidade provisória, após o empregado faltar 4 vezes, sem justificativa. Porém não haviam sido aplicadas penas gradativas antes da demissão.

Segundo o empregador, o profissional que atuava como ajudante não se dedicava na realização das tarefas delegadas a ele. Alega também que o homem passava grande parte do dia induzindo colaboradores a cometer atos indisciplinares. Aponta faltas injustificadas, com registros de “ausente” nos cartões de ponto. O material juntado ao processo demonstra quatro ausências imotivadas e outras cinco por motivos médicos.

O trabalhador conta que foi admitido no início de 2021 e dispensado em julho do mesmo ano, enquanto vigorava a estabilidade provisória. Eleito como suplente da CIPA para mandato até maio de 2022, tinha direito a um ano de estabilidade a partir dessa data, ou seja, até maio de 2023.

O magistrado afirma que as faltas injustificadas não são suficientes para a dispensa por motivo disciplinar mencionada no artigo 165 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Foi fixado o prazo de dez dias, a contar do trânsito em julgado o prazo para a reintegração do empregado ao trabalho e multa diária de R$ 100 em caso de descumprimento.

Fonte: AF FIGUEIREDO – Cursos e Treinamentos

QUERO PARTICIPAR! GRUPO WHATSAPP / TELEGRAM

Compartilhe o conteúdo

Receba informações exclusivas

Participe dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram para ficar por dentro das novidades sobre as áreas Trabalhista, Fiscal e Previdenciária.

Publicações relacionadas

Editamos o Parecer/Circular anexo sobre “Parecer: "Ações trabalhistas vão gerar processos da AGU - Contra empregadoras - Ato Conjunto TST.CSJT....
Editamos o Parecer/Circular anexo sobre “Parecer: MP 1.292/2025 - Crédito consignado do trabalhador CLT”...
Acordo judicial para quitação total: Empregado não pode desfazer o combinado...

Privacidade

Para nos adaptarmos a seus gostos e preferências e melhorarmos nossos serviços, analisamos seus hábitos de navegação neste site por meio de cookies, conforme nossa Diretiva de Privacidade.