Ir para o conteúdo
Acesso total e suporte dedicado
Com conteúdos exclusivos e atualizados
Acompanham a formação
Este curso ensinará, de forma prática e atualizada, a aplicar as novas regras da NR-1 e da Lei nº 14.457/22, com foco em promover ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e respeitosos.
Ao longo das aulas, você vai entender como gerir os riscos psicossociais no ambiente corporativo e quais são as implicações para empregadores, gestores, RH e jurídico. Também vai aprender a capacitar equipes operacionais, administrativas e de liderança sobre condutas adequadas, deveres de respeito mútuo e canais de apoio disponíveis dentro da empresa.
O curso aborda ainda a implantação de medidas preventivas, a realização de treinamentos internos, e os procedimentos corretos para apuração de denúncias, garantindo uma atuação ética e conforme a legislação.
Além disso, você descobrirá o papel de cada colaborador na prevenção de práticas abusivas e na construção de um ambiente de trabalho equilibrado e saudável. Tudo isso com exemplos concretos e aplicáveis à realidade das empresas, ajudando a garantir a adequação legal e a redução de passivos trabalhistas.
Módulo 1 – Riscos Psicossociais no Trabalho e Medidas Preventivas
Módulo 2 – Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho
Definições e Tipologias:
Abrangência e Contexto:
O que Caracteriza o Assédio Sexual (Análise de Condutas):
Módulo 3 – Condutas Esperadas e Deveres dos Empregados e Gestores
Módulo 4 – Treinamentos e Capacitação
Módulo 5 – Código de Conduta e Canal de Denúncias
Foco nas ferramentas internas de recebimento e regulamentação.
Módulo 6 – Procedimentos para Apuração de Denúncias
Módulo 7 – LGPD e Proteção de Dados nas Denúncias
Módulo 8 – Responsabilidades Legais e Fiscalização
Módulo 9 – Perguntas Frequentes e Casos Simulados
Alfredo Fernando Ferreira Figueiredo Filho
– Advogado especializado nas áreas trabalhista, sindical, previdenciária e tributária;
– Assessor e Consultor preventivo de empresas pertencentes a diversos segmentos, tais como: construção civil, terceirização de serviços, trabalho temporário, tecnologia da informação, metalúrgicos, marketing promocional, indústria, dentre outros, tanto para fins de controle de contingências, quanto para redução do passivo oculto e administração de processos judiciais e administrativos;
– Atuação constante na intermediação e negociação entre empresários e sindicatos, tendo experiência em Dissídios Coletivos, tanto de natureza econômica quanto jurídica;
– Coordenador do contencioso trabalhista da Figueiredo Filho Sociedade de Advogados;
– Instrutor e palestrante sobre diversos temas nas áreas trabalhista, departamento pessoal, sindical, previdenciária e fiscal.
– Pós-graduado em Direito Processual Tributário pela PUC/SP;
– Pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/S;
– Pós-graduado em Direito Tributário pela FGV/SP.
Desde 2007, somos referência em treinamentos presenciais e online nas áreas de Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Direito Trabalhista, Previdenciário, Fiscal e Contábil. Sediados em São Paulo, capacitamos estudantes, profissionais e empresas com soluções práticas e preventivas, promovendo aprendizado eficaz e prevenindo riscos legais.
Com a liderança do Instrutor Alfredo Fernando Ferreira Figueiredo Filho e uma equipe de especialistas, oferecemos conteúdo de alta qualidade, alinhado às necessidades do mercado, sempre com credibilidade, transparência e foco em resultados.
Para nos adaptarmos a seus gostos e preferências e melhorarmos nossos serviços, analisamos seus hábitos de navegação neste site por meio de cookies, conforme nossa Diretiva de Privacidade.