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:: METODOLOGIA
Exposição com recursos audiovisuais, abordagem da legislação, jurisprudência e de casos concretos, com possibilidade de debates e argumentações durante o curso/palestra.
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Informar sobre as regras expostas no leiaute do ESocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), demonstrando os procedimentos que deverão ser adotados antes e após o inicio da vigência, bem como as alterações nos procedimentos do departamento pessoal, em especial, da folha de pagamento.
Serão ressaltados os impactos a curto e médio prazo nas empresas com a implantação do ESocial.
Análise e revisão dos procedimentos das empresas a fim de minimizar o passivo trabalhista, em vista da fácil constatação pelos órgãos de fiscalização dos eventuais erros cometidos pelos administrados.
Apontar quais alterações devem ser realizadas de imediato, indicando quais direitos trabalhistas e previdenciários deverão ser revisados e aplicados corretamente, evitando-se autos de infração e aumento nas condenações judiciais.
– O que já deve ser feito nas empresas para prepará-las;
– Conceito do ESocial (SPED-Folha);
– Objetivos;
– Legislação e vigência
– Fiscalização: como ocorrerá?
– Entidades envolvidas;
– Mudança nas obrigações acessórias para os Empregadores;
– Quais procedimentos trabalhistas acarretarão passivo?
– O que deve ser alterado no procedimento trabalhista e previdenciário desde já?
– Classificação das informações
– Periodicidade de envio das informações: eventos diários e mensais
– Outras Informações Tributárias, Trabalhistas e Previdenciárias
– Sequenciamento da transmissão das informações (Fluxo)
– Registro de Eventos Trabalhistas (RET): férias, aviso prévio, admissões, etc: análise e orientação sobre o preenchimento correto das informações;
– Campos e tabelas a serem utilizadas na ESocial
– O que será exigido nas empregadoras?
– Quais procedimentos deverão ser alterados na prática da empresa?
– Analise das novas implantações do Leiaute 2.4:
– Eventos iniciais
– Eventos de tabelas
– Eventos não periódicos
– Eventos periódicos
– Prazos para transmissão dos arquivos
– Análise dos Eventos de Tabela:
– Rubricas
– Processos Administrativos e Judiciais
– Tabela de Horários e turnos de trabalho
– Lotações tributárias
– Cargos e Funções
– Estabelecimentos/obras
– Cadastramento inicial de vínculos
– Situação geradora do acidente de trabalho
– Como tratar as Rúbricas? Quais são os prazos?
– Como realizar a análise e tratamento de horas extras, afastamentos, inclusive aqueles apontados após o fechamento da folha de pagamento
– Folha de Pagamento e Outras Informações
Abertura da Folha de Pagamento
Remuneração dos Trabalhadores
Serviços Tomados
Serviços Prestados
– Cruzamento de dados no envio e na fiscalização
Eventos trabalhistas – Como tratar os processos de Departamento Pessoal para atender as novas exigências:
– Admissão de empregados e estagiários, férias e aviso prévio
– Afastamento Temporários: Quais são os processos que devem ser alterados
– Estabilidades legais e convencionais
– Funções e atribuições do cargo
– Alteração Cadastral
– Alteração Contratual:
– Atestados de Saúde Ocupacional (ASO)
– Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT
– Regras aplicáveis ao Aviso Prévio
– Estabilidade Início e Término
– Movimentações temporárias e definitivas: acidente do trabalho, doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, rescisões de contrato de trabalho entre outras
– Punições disciplinares: advertências e suspensões
Folha de Pagamento/Procedimentos Trabalhistas
– Proposta do novo formato da folha de pagamento
– Estudo da tabela de rubricas da folha de pagamento
– Classificação da natureza salarial ou indenizatória das verbas trabalhistas
Prestadores de Serviços
– Obrigação de informações pelo tomador e prestador de serviços
– Como será a fiscalização.
Reclamações Trabalhistas:
Segurança e Medicina Ocupacional:
– Condições de trabalho: Insalubridade, periculosidade e atividade especial.
– Exame médicos ocupacionais: como ocorrerá o controle, fiscalização e exigências?
– Agentes de riscos;
– Atestados de saúde ocupacional e as informações de monitoramento biológico.
– Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP em meio digital (Instrução Normativa INSS 77/2015)
– Novos arquivos na versão atual do Manual relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho
– Procedimentos da Fiscalização do MTE;
– Procedimentos da Fiscalização da Receita Federal do Brasil;
– Procedimentos do Judiciário Trabalhista.
Exposição com recursos audiovisuais, abordagem da legislação, jurisprudência e de casos concretos, com possibilidade de debates e argumentações durante o curso/palestra.
– Advogado especializado nas áreas trabalhista, sindical, previdenciária e tributária;
– Assessor e Consultor preventivo de empresas pertencentes a diversos segmentos, tais como: construção civil, terceirização de serviços, trabalho temporário, tecnologia da informação, metalúrgicos, marketing promocional, indústria, dentre outros, tanto para fins de controle de contingências, quanto para redução do passivo oculto e administração de processos judiciais e administrativos;
– Atuação constante na intermediação e negociação entre empresários e sindicatos, tendo experiência em Dissídios Coletivos, tanto de natureza econômica quanto jurídica;
– Coordenador do contencioso trabalhista da Figueiredo Filho Sociedade de Advogados;
– Instrutor e palestrante sobre diversos temas nas áreas trabalhista, departamento pessoal, sindical, previdenciária e fiscal.
– Pós-graduado em Direito Processual Tributário pela PUC/SP;
– Pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/SP.
Profissionais e gestores de RH, Depto Pessoal, demais que atuam em Deptos de relações previdenciárias e trabalhistas, responsáveis por Escritórios e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Contadores, Consultores Fiscais, Auditores, Advogados Tributaristas, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores e Encarregados do Depto. Fiscal ou Contábil e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira.