FGTS DIGITAL: ENCERRAMENTO DE PRAZO PARA FAMILIARIZAÇÃO
O término do prazo para familiarização com a plataforma do FGTS digital está previsto para 10 de novembro de 2023.
Insta destacar que os cadastros realizados durante a etapa de testes serão salvos, permitindo adiantar processos que serão necessários futuramente.
O FGTS Digital é uma inovação com o objetivo de otimizar a arrecadação, fiscalização e apuração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), substituindo a antiga Conectividade Social (CAIXA).
A plataforma visa simplificar a gestão do FGTS, tornando-a mais eficiente tanto para empregadores quanto para empregados.
A plataforma oferece serviços como, emissão de guias personalizadas, consulta de extratos, solicitação de compensações e restituições, além de contratar parcelamentos.
O processo de implementação do FGTS Digital segue um cronograma rigoroso, tendo iniciando a fase de teste em agosto e com encerramento previsto para novembro.
Está programado para 1º de janeiro de 2024 entrada em produção do FGTS Digital e substituição do SEFIP/Conectividade Social para débitos de FGTS.
Durante o período de testes, foram disponibilizados alguns serviços para adaptação dos futuros usuários.
- Utilizar dados reais transmitidos para o e-Social;
- Gerar guias simuladas e explorar outras funcionalidades do FGTS Digital;
- Acessar o serviço de atendimento ao empregador;
- Verificar se as informações de bases de cálculo do FGTS geradas no eSocial estão alinhadas com os recolhimentos atuais efetuados via GFIP/CAIXA.
Vale ressaltar que a fase de testes não afeta os recolhimentos que continuam sendo realizados via guias GRF/GRRF geradas pelo Conectividade Social/Caixa.
O acesso ao FGTS Digital pode ser feito com senha gov.br (categoria prata ou ouro) ou certificado digital. O acesso é restrito ao responsável legal pelo CNPJ na RFB e ao procurador devidamente cadastrado no sistema de procurações do FGTS Digital.
Considerando a proximidade da conclusão da fase de testes, as empresas devem se preparar para a transição para o FGTS Digital.
FONTE: AF Figueiredo – Cursos e Treinamentos