Quando o criminoso tem acesso ao CPF, ele tem uma chave de busca para todas as outras informações da pessoa, podendo encontrar o nome, o endereço e a idade da vítima
Nas últimas semanas foi noticiado o vazamento de dados de mais de 223 milhões de brasileiros, entre pessoas vivas e que já morreram, como data de nascimento e gênero.
No caso das lojas, a solicitação do CPF do cliente pode ser um mecanismo de proteção para que ela entenda se aquele comprador é realmente a pessoa que está informando ser. Contudo, diante dos recentes vazamentos, os especialistas sugerem que o consumidor recuse fornecer sempre o CPF.
Depois de um vazamento de dados como o que aconteceu recentemente a pessoa pode consultar os dados pessoais através de um serviço chamado Registrato, do Banco Central do Brasil. Através deste serviço público, a pessoa consegue fazer o acompanhamento sobre empréstimos e pagamentos feitos em seu nome.
A LGPD pode ajudar os clientes caso a empresa infrinja alguma regra estabelecida por essa lei, além das denúncias que qualquer pessoa pode fazer, sanções que podem chegar até a 2% do faturamento anual da empresa no Brasil, e no limite de R$ 50 milhões de multa a cada infração cometida.
Fonte: AF FIGUEIREDO
Participe dos nossos grupos do WHATSAPP e TELEGRAM para informações exclusivas sobre as áreas Trabalhista, Fiscal e Previdenciária.
Nós recomendamos o grupo exclusivo no Telegram, pois contém acesso a todo histórico das publicações anteriores e há grupo de discussões.
Grupos no WhatsApp e Telegram