LGPD: Cadastro em empresas pode gerar vazamento de dados pessoais

Quando o criminoso tem acesso ao CPF, ele tem uma chave de busca para todas as outras informações da pessoa, podendo encontrar o nome, o endereço e a idade da vítima

Nas últimas semanas foi noticiado o vazamento de dados de mais de 223 milhões de brasileiros, entre pessoas vivas e que já morreram, como data de nascimento e gênero.

No caso das lojas, a solicitação do CPF do cliente pode ser um mecanismo de proteção para que ela entenda se aquele comprador é realmente a pessoa que está informando ser. Contudo, diante dos recentes vazamentos, os especialistas sugerem que o consumidor recuse fornecer sempre o CPF.

Depois de um vazamento de dados como o que aconteceu recentemente a pessoa pode consultar os dados pessoais através de um serviço chamado Registrato, do Banco Central do Brasil. Através deste serviço público, a pessoa consegue fazer o acompanhamento sobre empréstimos e pagamentos feitos em seu nome.

A LGPD pode ajudar os clientes caso a empresa infrinja alguma regra estabelecida por essa lei, além das denúncias que qualquer pessoa pode fazer, sanções que podem chegar até a 2% do faturamento anual da empresa no Brasil, e no limite de R$ 50 milhões de multa a cada infração cometida.

 

Fonte: AF FIGUEIREDO

Participe dos nossos grupos do WHATSAPP e TELEGRAM para informações exclusivas sobre as áreas Trabalhista, Fiscal e Previdenciária.

Nós recomendamos o grupo exclusivo no Telegram, pois contém acesso a todo histórico das publicações anteriores e há grupo de discussões.

Grupos no WhatsApp e Telegram

QUERO PARTICIPAR! GRUPO WHATSAPP / TELEGRAM

Compartilhe o conteúdo

Receba informações exclusivas

Participe dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram para ficar por dentro das novidades sobre as áreas Trabalhista, Fiscal e Previdenciária.

Publicações relacionadas

Vídeo: Explicação sobre o direito da falta justificada para exames preventivos de câncer (complemento ao parecer)...
Parecer: Empréstimo consignado na rescisão - Como fazer se houver saldo?...
Parecer: Novo aditivo - Atualização do contrato de trabalho para todos empregados...

AF Figueiredo

Online

Está com dúvidas sobre o curso? Nos envie uma mensagem para que possamos ajudar você!

Privacidade

Para nos adaptarmos a seus gostos e preferências e melhorarmos nossos serviços, analisamos seus hábitos de navegação neste site por meio de cookies, conforme nossa Diretiva de Privacidade.